Conhecendo seu Japamala
Conhecendo seu Japamala
O que é um japamala?
Os japamalas são usados pelos praticantes de Yoga e meditação há milhares de anos como um guia para manter suas mentes focadas durante a meditação. Foram criados na Índia há cerca de 3000 anos e tem raízes no Hinduísmo, Budismo e Yoga. Originalmente eram usados em um tipo específico de meditação chamado "japa", que significa "recitar". O termo "mala" vem do Sânscrito e significa " cordão de meditação". Durante a meditação, você pode recitar um mantra, tradicionalmente 108 vezes, usando cada conta do seu japamala.
As 108 contas:
Existem várias teorias a respeito do número 108, que há muito tempo é considerado um número sagrado no Hinduísmo. Uma delas é de que o número 1 representa Deus, o Universo ou a sua própria grande verdade, o número 0 representa o vazio e a humildade na prática espiritual, e o número 8 representa a infinidade e a ausência de tempo.
O que é um mantra?
O mantra é uma sílaba, palavra ou frase repetidos durante a meditação, verbal ou mentalmente, para que sua mente se concentre em encontrar as repetições e permanecer totalmente focado no exercício da meditação.
O mantra Om é o mais antigo e conhecido dos mantras. Om é o som do universo.
O ho'oponopono é um mantra de origem havaiana e significa "corrigir um erro". Ele tem a intenção de reconciliação, perdão e cura com nós mesmos ou com nossos relacionamentos. Para essa meditação utiliza-se as 4 frases: Sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grato.
Como meditar com meu japamala?
Procure um lugar calmo e silencioso. ente-se com a coluna ereta e respire algumas vezes conscientemente e profundamente, deixando toda a tensão se dissipar do seu corpo. Enquanto repete o mantra, você deve contar o número de repetições no seu japamala. Cada repetição equivale a uma conta. Você vai perceber que enquanto se concentra para contar as repetições, sua mente se torna cada vez mais focada no exercício.